SEO na Prática: Configure seu site WordPress
Neste trabalho realizado para a cliente Dra. Nara Camarana, mestre e especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares, pós graduada em pediatria; patologias da ATM, odontologia e distúrbios do sono, utilizamos o plugin SEO Yoast para nos nortear sobre os tópicos que um site deve ter, para atingir bons resultados na busca orgânica de mecanismos como Google, Bing, Yahoo, entre outros.
12 recursos de SEO para otimizar seu site WordPress, a fim de potencializar seu ranqueamento nos principais motores buscadores
1) Inserir a meta tag “keywords”
Por padrão, os temas WordPress possuem o arquivo header.php que, resumidamente, é o cabeçalho do site. As meta tags ficam dentro do elemento <head></head> e normalmente são usadas para especificar conjuntos de caracteres como:
- Descrição da página
- Palavras-chave
- Autor do documento
- Configurações da janela de visualização
Os metadados não serão exibidos na página, mas podem ser analisados por máquinas.

Referência: https://www.w3schools.com/tags/tag_meta.asp
Aqui o exemplo na prática, aplicado no site da cliente
2) Inserir os principais termos de busca e palavras-chave entre as tags <h1></h1>
Neste exemplo, configuramos um único h1 para todo o site. Porém, você pode optar em usar um h1 por página. O h1 representa o título mais importante.
Exemplo na prática: Confira a seguir, as informações que foram inseridas dentro do h1, no site da cliente.
- Texto: título do site
- Texto: descrição do site
- Texto: palavras-chave muito importantes
- Imagem: logotipo com os atributos alt e title contendo o título do site
- Os 4 itens acima estão em uma tag de link, <a></a>, na qual o atributo title contém o nome do site
3.a) A URL do site deve conter as palavras-chave e os termos de busca mais relevantes
Exemplos:
- https://naracamarana.com.br/comopararderoncar
- https://naracamarana.com.br/comopararderoncar/dentista/stress-problemas-causados-ronco-apneia-noturna-disturbios-sono-agende-online-tele-consulta/
- https://naracamarana.com.br/comopararderoncar/bannerhome/durma-melhor-especialista-no-tratamento-ronco-apneia-noturna-disturbios-sono-clinica-av-paulista-agende-online-tele-consulta/
3.b) Criar um subdomínio com o principal termo de busca ou palavra-chave
Exemplo:
4) Repita os principais termos e palavras-chave dentro de tags <h2> e <h3>, espalhadas de forma estratégica na sua landing page
Exemplo na prática: Clique na imagem para ampliar e ver este itens destacados, na home do site da cliente.
5) Repita os principais termos e palavras-chave dentro de tags <h2>, <h3> e <p>, espalhadas de forma estratégica nas páginas internas ou de conteúdo de seu site
Exemplo na prática: Clique na imagem para ampliar e ver este itens destacados, em uma página interna do site da cliente.
6) Use palavras-chave e os principais termos de busca no título das páginas
7) Palavras-chave e termos de busca relevantes devem estar na introdução • SEO Yoast
A recomendação dada pelo plugin SEO Yoast é que sejam citados no primeiro parágrafo do texto.
8.a) Insira algumas imagens no conteúdo • SEO Yoast
Não use somente a imagem de capa de seu texto, insira também algumas no conteúdo. Isso irá deixar o texto mais atrativo, além de contar pontos para destacá-lo nos mecanismos buscadores.
8.b) Coloque os termos principais e palavras-chave nos atributos alt e title das imagens • SEO Yoast
O atributo alt disponibiliza informações da imagem caso ela não possa ser exibida. Já o texto contido no atributo title é exibido quando o usuário passa o mouse sobre a imagem, por exemplo.
9) Links internos e externos • SEO Yoast
Insira ao menos um de cada. Isso também conta pontos na otimização de SEO.
10) Quantidade mínima de palavras • SEO Yoast
Procure aprofundar um pouco mais o assunto. A recomendação do plugin SEO Yoast é o mínio de 300 palavras. Além disso, evite parágrafos grandes para deixar a leitura mais confortável.
11.a) Crie um sitemap • SEO Yoast
O plugin SEO Yoast disponibiliza o sitemap automaticamente entre seus recursos. E mais, você pode configurar o tipo de conteúdo que poderá ser indexado pelos motores de busca, assim como o que não deve ser visto pelos buscadores.
11.b) Configure o sitemap no Google Search Console
O Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda a monitorar, manter e resolver problemas da presença do site nos resultados da Pesquisa Google. Não é necessário se inscrever no Search Console para aparecer nos resultados da pesquisa. No entanto, ele ajuda a entender e melhorar o modo como o Google vê seu site.
https://search.google.com/search-console/about
12) Utilização do protocolo https
Os certificados TLS ou SSL são camadas de segurança que fornecem confidencialidade e integridade. Os buscadores dão prioridade a sites com estes certificados.
Recomendação 1: trabalhe com o plugin SEO Yoast para WordPress, ou qualquer outro plugin para SEO, pois este tipo de plugin vai montar um check list com os itens que devem constar em seu texto. Esse check list também te ajudará a não esquecer de detalhes que possam passar despercebidos, agindo como um revisor de SEO.
Exemplo na prática: veja na imagem abaixo o relatório de SEO de um dos textos do site da cliente.
Recomendação 2: Faça uma revisão de código, verificando se há erros ou alertas, utilizando um serviço de validação de marcação, como por exemplo, o https://validator.w3.org/.
Exemplo na prática: Abaixo o relatório de uma das páginas do site da cliente.

Faça também um teste de Page Speed insights para saber sobre o desempenho das páginas do seu site
- Desempenho
- Acessibilidade
- Práticas recomendadas
- SEO