7 etapas separam uma ideia brilhante do material impresso • Desvende os segredos da produção gráfica
Por José A. Massaretto – Representante Comercial – Profissional com mais de 30 anos de experiência de mercado. Começou sua carreira no auge das Artes Gráficas (atual Gráfica), no início da década de 80. Graduado em Comunicação Visual e Administração de Empresas, é com ele que vamos entrar no incrível mundo da produção gráfica.
A comunicação visual de uma empresa é um dos principais fatores avaliados pelos consumidores e indispensável para aquelas que desejam se destacar no mercado em que atuam.
Um dos principais fatores que o cliente avalia quando conhece uma empresa ou quando busca fazer algum tipo de comparação é a identidade visual. Se sua empresa possui uma identidade visual profissional, harmoniosa e personalizada, o cliente tende a escolhê-la.
Na área da mídia impressa, os projetos gráficos são publicados em jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios, outdoors, cartões de visitas, entre outros.
Conheça agora, o caminho que um material percorre dentro da empresa gráfica, iniciando na ideia do cliente e concluindo em sua entrega.
Passo a Passo da Linha de Produção Gráfica

Etapa 1: Criação
O cliente tem uma ideia e a equipe de designers gráficos atuam na produção do material, escolhendo letras, ilustrações, fotos e imagens, com o objetivo de torná-lo atrativo e de fácil leitura, promovendo uma comunicação visual mais eficiente e agradável.
Etapa 2: Prova Digital
Para a aprovação do cliente é feita uma Prova Digital, ou seja, uma impressão de alta qualidade que demonstrará como ficará o arquivo final.
Etapa 3: Pré-Impressão
Após o layout aprovado e fechado em formato de alta resolução como, por exemplo o PDF, o arquivo digital é adequado para impressão. Na gráfica offset o processo inicia-se com o envio do arquivo para gravação da(s) chapa(s) (Matriz CTP) onde são gerados os fotolitos para as matrizes para a impressão. Esse processo é chamado de cópia de chapa. Já na gráfica rápida, ou digital, esta etapa não é necessária pois os métodos de impressão utilizados são: a laser, a jato de tinta, a cera.
Produção Gráfica: Entendendo o Birô – Bureau

“As empresas de impressão enfrentaram nos últimos anos exigências enormes da parte dos seus clientes, os quais requeriam maior rapidez e flexibilidade nos ciclos de produção, tiragens menores, e ainda um serviço permanente de 24 horas.
Por consequentemente, os impressores necessitavam de uma maior automatização na sala de impressão, a fim de aumentarem a sua competitividade. Neste periodo, surgiram o birôs de serviço, pequenas empresas especializadas em pré-impressão e fotolitagem. Essas empresas investiram em processos de automatização de fluxos de trabalho através da tecnologia Computer-to-Film.” (fonte: Wikipédia).
Etapa 4: Impressão

No caso da impressão offset, as chapas vão para a impressora e cada uma das chapas representa uma cor. Da mesma forma, na impressora offset cada cor representa um ‘castelo’, normalmente são 4: ciano, magenta, amarelo e preto, ou seja, correspondentes à escala CMYK.
O ciano é a primeira cor a ser impressa pois permite maior qualidade nos contrastes, servindo como base para as outras cores. Em seguida, são impressos o magenta, o amarelo e por último o preto, que dará realce nos contrastes das fotos e normalmente é responsável pelos textos.
Para que as folhas passem por cada castelo de forma que a impressão sobreposta se encaixe exatamente da maneira correta, é feito o registro de máquina.
Etapa 5: Secagem
Processo onde o material impresso aguarda antes de ser manipulado o acabamento.
Etapa 6: Acabamento

São exemplos de acabamento no processo gráfico:
- Corte das sobras de sangria;
- Dobras, como no caso de pastas e folders;
- Facas especiais, como em materiais arredondados por exemplo;
- Relevo;
- Verniz UV com reserva;
- Laminação Fosca;
- Dentre outros.
Etapa 7 da Produção Gráfica: Expedição
Processo de avaliação da melhor forma de entrega do material ao cliente.