Calendário 2022 • Casas André Luiz
Criação de calendário para organização sem fins lucrativos (ONG) Casas André Luiz. O calendário de mesa é um material de divulgação que merece destaque, pois fica exposto gratuitamente durante um ano inteiro. Comumente, é utilizado em escritórios e balcões de comércios e empresas onde há grande circulação de pessoas. Portanto, a marca, os serviços, formas de contato e outras informações relevantes estão sempre disponíveis e com fácil acesso a todos que por ele passarem.
Outro ponto muito importante é a função do calendário de mesa no branding. Este impresso fica diante dos olhos de quem trabalha naquela respectiva mesa durante todo o período de expediente, em todos os dia úteis do ano. São milhares de exemplares impressos, portanto, a marca da Instituição fica gravada na mente de milhares pessoas, para que seja a primeira opção a ser lembrada por esse público, quando tiverem que tomar uma decisão sobre “a quem doar”, por exemplo.


























Calendário de mesa utilizado como recurso em estratégia Cross Selling
Na ONG Casas André Luiz, o calendário é uma peça de comunicação institucional. Porém, também exerce função comercial, pois é vendido a fim de angariar fundos para a manutenção do trabalho assistencial da entidade, que há mais de 70 anos cuida de pessoas com deficiência intelectual e física.
Como o cross selling é aplicado?
Partindo do conceito que cross selling representa a venda de um produto ou serviço complementar àquele que o cliente já adquiriu, citamos a seguinte possibilidade:
- O doador fixo, ou seja, aquele que já é cadastrado na base de contribuintes e que automaticamente a doação é gerada por boleto, débito automático, cartão de crédito, ou PIX, num prazo mensal, por exemplo, quando chega o mês de dezembro é oferecido a este doador o calendário de mesa. Ou seja, além da doação mensal (contribuição 1), ele compra o calendário (contribuição 2).
Calendário de mesa utilizado como recompensa • Criação
Nesse caso o público alvo é outro. Imagine que você tem um cadastro de possíveis doadores, mas que ainda não doaram:
- Faz-se o contato com esse público (por canal digital ou telefonia), informando que se fizer a doação mínima de R$XX,00, com mais R$XX,00, ele recebe em seu trabalho ou residência um belíssimo calendário de mesa. Ao receber essa informação, a pessoa percebe que estará adquirindo um benefício, com toda a conveniência, e ainda estará contribuindo com a causa daqueles que muito precisam.
Numa situação como esta, a pessoa também percebe que se for comprar um calendário em uma papelaria, por exemplo, estará pagando praticamente o mesmo preço, mas não estará agindo de forma caridosa, o que é uma condição relevante para este público.
Calendário de mesa é um presente pra lá de útil • Criação
Quando chega o final de ano, é normal nos preocuparmos em adquirir um calendário, ou agenda, para organizar as tarefas do ano vindouro. Mas já percebeu que a grande maioria das pessoas querem ganhar um calendário, ou agenda, ao invés de comprar? Na verdade, isso é mais comum do que parece.
A mecânica aqui é a seguinte:
- Uma pessoa compra o calendário
- Presenteia a quem está precisando
- Ao mesmo tempo, contribui com a causa da Instituição
Além da mecânica citada aqui acima, alguns calendários são utilizados para presentear as empresas patrocinadoras, como agradecimento por mais um ano de parceria.
Direção de Criação e Design Gráfico: Fabiano Augusto
Texto e Fotografia: Departamento de Marketing Casas André Luiz
Agradecimentos: Departamento de Marketing Casas André Luiz

E você, já pensou em ter um calendário ou material impresso personalizado para sua empresa?
Analisamos cada caso individualmente e elaboramos um projeto adequado para sua necessidade.
Podemos continuar essa conversa pelo Whatsapp?
Confira mais exemplos sobre nosso trabalho de design gráfico, aqui.